Praias incríveis, piscinas naturais, intensos coqueirais, longas faixas de areia desertas e um pôr do sol de emocionar.
A Península de Maraú, onde está a pequena vila de Barra Grande, é mesmo um destino paradisíaco e espetacular no litoral sul da Bahia.
A região é um daqueles paraísos ainda pouco conhecidos entre os brasileiros. Parte da região da Bahia conhecida como Costa do Dendê, a Península de Maraú está distante 270 km de Salvador (via balsa de Itaparica), 127 km de Ilhéus e 66 km de Itacaré.
A Península de Maraú tem uma parte do litoral voltada para o oceano e outra para a Baía de Camamu. No lado oceânico, estão as praias que sofrem grande influência da maré e onde acontece o fenômeno das piscinas naturais (sempre na maré baixa). As mais famosas estão em Taipu de Fora, mas é possível ver piscinas também em outras praias, como na exuberante Praia de Algodões, que ainda pode ser considerada um paraíso escondido em meio às belezas de Maraú. Do lado da Baía de Camamu, o mar tranquilo é um convite a relaxar, especialmente ao entardecer, quando o sol se põe na água e dá espetáculo em lugares como a Praia da Ponta do Mutá e o Rio Carapitangui.
Além das lindas praias, que já são motivo suficiente para ir a Maraú e Barra Grande, quem visita a região pode praticar snorkeling ( tipo de mergulho em águas rasas ) nas piscinas naturais de Taipu de Fora; percorrer a Trilha das Bromélias de quadriciclo; fazer um passeio pelas ilhas da Baía de Camamu até a Cachoeira do Tremembé; tomar um banho no Rio Carapitangui; conhecer a Lagoa do Cassange; assistir ao pôr do sol na Ponta do Mutá; visitar o povoado de Taipu de Dentro e ainda curtir a vila de Barra Grande que tem atrativos como lojinhas, bares e restaurantes rústicos e charmosos.

Onde ficar
Barra Grande, principal base dos turistas que chegam à Península de Maraú, é uma vila muito pacata, com direito a pracinha, feira e igrejinha. Ainda que seja uma pequena vila, tem bons restaurantes e comércio capaz de suprir todas as necessidades de alguns dias de viagem. Uma ótima base de hospedagem para os momentos de descanso nas lindas praias da região.
Embora Barra Grande ofereça a melhor infraestrutura da Península de Maraú, há quem busque mesmo um lugar ao sol diante do mar. Neste caso, uma ótima pedida é a Praia de Taipu de Fora, onde há boa oferta de pousadas pertinho da praia e com direito a acordar diante das lindas piscinas naturais que reinam por lá.
Na Península de Maraú será possível ainda realizar o sonho de um bangalô em uma praia quase sem ninguém. Basta procurar pelas pousadas em lugares como a Praia de Algodões, Praia de Saquaíra, Praia do Cassange e Praia da Bombaça. Nem tudo na Península de Maraú se resume a Taipu de Fora e Barra Grande, regiões que concentram grande parte das hospedagens.
Quando ir
A Península de Maraú é boa pedida durante todo o ano. Alguns detalhes, entretanto, podem fazer a diferença na viagem, como a alta das chuvas e a maré correta para ver as piscinas naturais, que têm o auge da beleza nas luas nova e cheia, quando o efeito da maré é maior.

O clima é sempre quente, sendo que as maiores temperaturas são registradas no verão, entre dezembro e março, quando a mínima é de 23°C e a máxima chega a 29°C. Já o inverno, entre junho e setembro, é marcado por temperaturas um pouco mais baixas, com mínima de 21°C e máxima de 24°C.
Apesar das chuvas estarem presentes em todos os meses do ano, o sol sempre aparece na Península de Maraú. O período com menor índice pluviométrico vai de setembro a fevereiro. O mês mais “seco” é janeiro, auge do verão e com média de 140 mm de chuva. Já o período com maior incidência de chuvas vai de março a julho, sendo abril o mês mais chuvoso, com média de 224 mm.













Comentar